sábado, 1 de maio de 2010

Creche Bom Senhor França, Tavares Bastos



Acabamos de terminar nosso atendimento na creche da Tavares Bastos, e como sempre foi ótimo. Para os que não sabem, estivemos lá no final de 2008, e é incrível como o nosso trabalho melhorou depois de um ano...

Foram cerca de 50 crianças atendidas pela equipe odontológica, social e médica. As crianças atendidas tinham entre 2 e 4 anos e cada uma mais fofa que a outra. O responsável pela criança respondeu um questionário sobre os aspectos sociais, odontológicos e de saúde geral da criança, de forma a nos presentear com uma boa visão da situação em casa.

A equipe médica usou este questionário como triagem para avialiar as crianças doentes, e encaminhou estas para atendimento médico no Projeto Saúde Solidária da mesma ONG da gente, a Médicos Solidários. Pesamos, medimos e calculamos o IMC das crianças, encontrando aquelas com desnutrição e sobrepeso. Encontramos e informamos as mães desinformadas sobre a importância do aleitamento materno até os 6 meses, sobre a vacinação, sobre a importância da puericultura (acompanhamento pediátrico) semestral nesta idade, sobre a prevenção de vermes e sobre o grande problema que o sobrepeso infantil está se tornando. Atendemos algumas mães diretamente: levamos um susto com uma criança que achamos poder ser HIV positivo, mas felizmente não era.

A melhor parte, sempre, são as crianças. Inesquecível: os beijos e abraços roubados das crianças que queriam, acima de tudo, serem "escutados" (eu estava com o estetoscópio no pescoço) porque estavam "dodóis". Eu respondia, "mas você está saudável, não precisa de médico!" e elas retrucavam " Não to não, tia, to doente, me escuta" e se sentavam no meu colo, impossibilitanto meu trabalho e enchendo meu coração de alegria.

A equipe social (Grande Rachel!) avaliou as famílias, e deu um grande salto informando à vários que poderiam estar recenbendo o Bolsa Família e não sabiam...

A equipe odontológica limpou e fez a fluorização de todos os dentinhos, além do tratamento de caries e traumas, mas isso eu vou deixar o pessoal da odonto escrever melhor, que eu sou leiga!

A palestra final foi na terça de manhã, e foi lindo. A Eliane (nossa charmosa odontologista pediátrica) deu uma palestra sensacional sobre dentição na infância, prevenção de caries, higiene bucal e trauma dentário. Até eu aprendi, e sabe quem estava lá que no ambulatório de quarta no IPPMG eu até aconselhei a mãe de um bebe de 1 ano e meio sobre higiene bucal!
A pedidos da coordenadora, dei uma palestra sobre catapora, impetigo, piolho, e furúnculo (de todas as coisas!). Nossa linda assistente social Rachel deu uma bela palestra sobre o Bolsa Família, e nosso grande médico supervisor Henrique (e meu chefe!) ótimos adendos sobre pediculose e puericultura.

Saimos com o coração cheio. Conseguimos atender todas as crianças, e ainda demos de brinde as mães escovas de dentes e pentes finos (para piolhos), além de um informativo sobre bolsa família.

Semana que vem, na terça, começamos o projeto em uma creche em Santa Tereza, uma creche nova. Mal posso esperar :)

Vitoria (Estagiária de medicina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário