domingo, 30 de maio de 2010

Atendimento das mães 2


Nesta terça, dia 25/05, atendemos novamente 10 mães na creche. Temos as queixas mais diferentes; desde tosse seca até sangramentos intestinais. Nesta terça houveram 3 casos de fimose (foto à esquerda - não exposição da glande), o que levantou toda a questão de fazer o exercício cuidadoso e repetitivo de retração do prepúcio ou chamar a cirurgia pediátrica, que já fazem e indicam a cirurgia a partir de 2, 3 anos. Como tudo, nada é simples. A presença de anel fibrótico em volta do pênis, claro, é indicação de cirurgia. Ele pode aparecer devido à retrações forçadas, que causam fissuras no prepúcio, que quando cicatrizam formam uma placa cicatricial que impede o prepúcio de retrair (anel fibrótico - foto à direita). Entretanto, mesmo aos 3 anos, é possível que, com a retração cuidadosa e frequente, o prepúcio possa ser retraído. O Henrique fez uma pequena aula de fimose para as mães e para o pai presente, e lembrou que o pai, pela relação mais próxima com o pênis, é mais preparado para fazer os exercícios de retração, de preferência no banho.

No Nelson Textbook of Pediatrics, 18a edição, p2255, indica-se o uso de pomadas de corticóide no prepúcio 3 vezes ao dia durante 1 mês pode soltar o prepúcio em 2/3 dos casos. No mesmo texto, a cirurgia é indicada na presença de distenção do prepúcio durante a micção (xixi), e em crianças maiores de 10 anos cujo tratamento com corticóides não funciona. É importante, se houver fimose, de ver um pediatra para avaliar a presença de anel fibrítico e a necessidade de cirurgia - cada caso é um caso.

Além dos casos de fimose, vimos casos de dermatite atópica, hipersecreção brônquica e constipação crônica. Para algumas crianças com hipersecreção brônquica, o Henrique fez prescriçõs de tratamento homeopático, com retorno para avaliação dos resultados. Na próxima terça, teremos o retorno de algumas mães e mais 10 mães para atendimento. Um caso importante foi de constipação crônica desde os 9 meses, com evacuação apenas pelo toque retal, associado à sangramentos retais recentes. Os diagnósticos diferenciais são muitos, desde constipação funcional, alergia ao leite de vaca, Doença de Hirschsprung (menos provável, começou aos 9 meses), e alterações anatômicas. Pedimos um hemograma e vamos reavaliar o caso, e fazer o encaminhamento necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário